terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Nem Dunga e nem Adilson, bingo! deu Luxa!

Foi no finalzinho desta tarde, o Grêmio anuncio por meio do seu site a contratação do técnico Wanderley Luxemburgo para assumir o comando do time no restante da temporada. O novo treinador será apresentado na tarde de quinta-feira.

O contrato de Luxemburgo é válido até 31 de dezembro de 2012. Junto com ele, deve se integrar ao grupo o preparador físico Antônio Melo, que irá atuar como auxiliar técnico.

O novo treinador poderá chegar na quarta-feira à tarde a Porto Alegre para assistir ao clássico Gre-Nal, às 22h, no Beira-Rio, válido pelas quartas de final da Taça Piratini. 

Carreira

Luxemburgo pode ser considerado um colecionador de troféus. Em seus quase 30 anos de carreira como treinador, ele — que já passou por alguns dos maiores clubes do país, pelo Real Madrid e pela Seleção Brasileira — teve 27 títulos. O Grêmio é o primeiro time que comandará no Rio Grande do Sul. Em 1978, Luxemburgo chegou a atuar como lateral-esquerdo no Inter. Confira os principais:

— Com a Seleção: Copa América (1999), Torneio Pré-Olímpico (2000)
— Cinco Campeonatos Brasileiros: Palmeiras (1993 e 1994), Corinthians (1998), Cruzeiro (2003) e Santos (2004)
— Uma Copa do Brasil: Cruzeiro (2003)
Luxa demonstrou felicidade com o acerto, confira:
- Estou muito feliz de ter acertado com o Grêmio - afirmou o técnico, também por meio do seu site oficial.

A negociação entre a direção do Grêmio e o técnico foi rápida. Logo depois da confirmação da saída de Caio Júnior, na segunda-feira, os contatos foram iniciados com Luxemburgo. Pouco mais de 24 horas depois, o empresário do treinador, Gilmar Veloz, já estava em Porto Alegre para finalizar a negociação. Luxemburgo desembarca no Rio Grande do Sul no início da tarde desta quarta-feira.

- Temos convicção de que estamos contratando o nome mais adequado. Estava no mercado, disponível - justifica o diretor-executivo do Grêmio, Paulo Pelaipe, à Rádio Gaúcha.

Ainda não está definido se ele assistirá ao Gre-Nal das cabines Beira-Rio. O clássico define uma vaga na semifinal da Taça Piratini - primeiro turno do Gauchão. O interino Roger Machado comandará o time.

Permanência no cargo é desafio

O último clube comandado pelo treinador foi o Flamengo. Depois de classificar o rubro-negro carioca para a Libertadores, Luxemburgo entrou em rota de colisão com Ronaldinho e acabou sendo demitido pela presidente Patrícia Amorim. No currículo, o treinador tem cinco títulos brasileiros, oito paulistas e ainda uma Copa do Brasil. Desde de 2004, porém, ele não levanta taça de uma competição nacional.

Depois de passar por grandes clubes do futebol paulista, carioca e mineiro, Luxemburgo vivenciará no Grêmio a sua primeira experiência como treinador no futebol gaúcho. O principal desafio do novo técnico será derrubar uma tendência no clube gaúcho durante os últimos anos: a mudança constante de técnicos. Nos últimos 12 anos, a média de permanência no cargo é de menos de oito meses. Caio Júnior, o último a ocupar a vaga, durou apenas dois meses e meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário